Uma questão muito antiga.
Resumo do Tom Zé:
"Euclides da Cunha fala: o sertanejo gosta de prestar atenção a tudo o que acontece e, já que ele era analfabeto, o som passava a ter uma importância maior. Não é como hoje em que há uma ditadura do olho sobre o ouvido."
Agora, leia (o texto) "Estrelada" e depois responda: Isto é poesia?
És menina do astro sol, És rainha do mundo mar Teu luzeiro me faz cantar Terra, Terra és tão estrelada O teu manto azul comanda Respirar toda criação E depois que a chuva molha Arco-íris vem coroar A floresta é teu vestido E as nuvens, o teu colar És tão linda, ó minha Terra Consagrada em teu girar Navegante das solidões No espaço a nos levar Nave mãe e o nosso lar Terra, Terra és tão delicada Os teus homens não tem juízo Esqueceram tão grande amor Ofereces os teus tesouros Mas ninguém dá o teu valor Terra, Terra eu sou teu filho Como as plantas e os animais Só ao teu chão eu me entrego Com amor, firmo tua paz
Eu leio como poesia, ainda que saiba que a música completa a beleza do texto poético. Falam de Chico e Caetano. Certo. São músicos-letristas-poetas. Tal como a música-poesia acima, que é do Milton Nascimento e do Márcio Borges - este um escritor, jornalista e poeta -, existem tantas outras de Gilberto Gil, um poetaço. Ou "Drão" não é uma música-poesia ou uma poesia musicada? Sem contar inúmeros outros músicos-letristas-poetas brasileiros.
Matéria do Estadão:
Nenhum comentário:
Postar um comentário